[ARTIGO] A Importância da Prevenção

…. Constantemente me perguntam como estou há 5 anos correndo 🏃🏽‍♀️ e nunca tive uma lesão. Quando digo que nunca tive uma lesão, é nenhuma mesmo, nenhuma dor persistente, nenhum desconforto sério. Levando-se em consideração a modalidade que pratico (ultramaratonas de montanha) você deve pensar que sou uma sortuda. Engano. Primeiro que comecei a correr da forma certa, com a orientação de uma assessoria esportiva. Desde o primeiro ano fiz também treinos funcionais e sempre segui à risca as planilhas de treino elaboradas pelo treinador. …

Nos últimos 2 anos quando passei a me dedicar às ultramaratonas inclui os treinos de força com a @simoneherdina e uma outra grande aliada: a fisioterapia preventiva com a @feavilafisio . A fisio preventiva atua fortemente nos pontos gatilhos que normalmente acarretariam em dores e lesões. Ou seja, você elimina o problema antes dele acontecer. A fisio preventiva atua ainda no alinhamento corporal e na liberação miofascial. …. O método usado pela Fernanda é o Busquet. Ela se utiliza de técnicas de terapia manual aliada a exercícios posturais, que visa à liberação e o relaxamento das cadeias musculares. A finalidade do método é corrigir as cadeias e liberar o movimento. O que eu gosto muito nesta técnica que a Fê usa é que ela oferece uma visão mais dinâmica da postura e é capaz de compreender qual o motivo mais profundo que está levando ao desequilíbrio das cadeias.

Ou seja, um incômodo no joelho, por exemplo, em nada pode ter haver com ele, mas sim, com um desiquilíbrio no quadril… e assim por diante. …. Galera, não tem milagre não e eu não sou uma pessoa de sorte. Se você quer durar longos e longos anos no esporte sem lesões, prevenção é a palavra de ordem. (OBS: as informações técnicas do método foram fornecidas pela fisio Fernanda)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s